6 de Outubro de 2015

A nossa história

Grande parte dos ativistas da Soweto Organização Negra veio da organização negra estudantil chamada Grupo Negro da PUC-SP (1979-1983). Nos anos 80 eles  defendiam a estruturação e organização regional das Entidades Negras nas regiões Sul /Sudeste, Norte/Nordeste e Centro-Oeste, como fase preparatória para o I  Encontro Nacional das Entidades Negras  contemporâneas .

A Soweto Organização Negra foi fundada em maio de 1991 e participou da coordenação do I Encontro Nacional de Entidades Negras, realizado em novembro do mesmo ano, na cidade de São Paulo. Nesse encontro foi fundada a Coordenação Nacional das Entidades Negras – CONEN. Na mesma data participou da coordenação do II Encontro Nacional de Mulheres Negras em  Salvador/BA. Desde a sua fundação, a Soweto Organização Negra participa no Fórum Estadual das Entidades Negras de São Paulo. O Fórum é um  espaço de organização estadual do  movimento negro e ponto de apoio para a articulação nacional das entidades que compõem  a CONEN.

Em 1995, ano das comemorações ao Tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, a Soweto Organização Negra   participou da coordenação do Congresso Continental dos Povos Negros das Américas e apoiou a Marcha Zumbi dos Palmares.

No final da década de 90, a Soweto Organização Negra também esteve presente na coordenação do II Encontro Nacional de Entidades Negras realizado em novembro de 1999, no Rio de Janeiro. O mérito do II Encontro foi o amadurecimento político das entidades articuladas em torno da CONEN, que definiram a oposição ao neoliberalismo e ao governo FHC, na fase da globalização.

No plano internacional, a Soweto participou da articulação da CONEN que integrou a Comissão Brasileira rumo a III Conferência Mundial Contra o Racismo, Xenofobia e  Intolerância realizada entre agosto e setembro de 2002, em Durban, na  África do Sul.

SAIBA MAIS ACESSANDO A  REVISTA GRUPO NEGRO DA PUCSP:
Capa Grupo Negro Puc

 


Voltar para página inicial